Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização do eletrólito polimérico baseado no complexo poli(epicloridrina-co-oxido de etileno) com nai/i2 para células solares de TiO2/corante

Processo: 03/05204-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Marco-Aurelio de Paoli
Beneficiário:Viviane Nogueira Hamanaka
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Células solares   Estabilidade

Resumo

As células fotoeletroquímicas regenerativas de 1102 sensibilizadas por corante, células solares de "Grätzel", surgiram há mais de uma década como uma alternativa promissora para a conversão da energia solar. Estas células solares são constituídas por um filme poroso de Ti02 modificado por um corante fotosensibilizador, um eletrólito no qual esta presente o par redox I-/I3-, e um contra-eletrodo de platina. Apesar destas células apresentarem uma boa eficiência de conversão, um dos maiores problemas para a comercialização destas células está relacionado ao emprego do eletrólito líquido. Assim a substituição deste por um eletrólito polimérico facilita a montagem das células solares e elimina a necessidade de vedação e problemas relacionados ao vazamento ou evaporação do eletrólito líquido. Trabalhos anteriores mostraram que muitos fatores podem contribuir para a diminuição da eficiência da célula solar preparada com eletrólito polimérico, comprometendo sua estabilidade a longo prazo. A proposta deste projeto é avaliar a estabilidade e otimizar o eletrólito polimérico utilizado na montagem de células fotoeletroquímicas de TiO2 sensibilizadas por corante. Com este objetivo, cada um dos componentes do eletrólito polimérico [poli(epicloridrina-co-óxido de etileno) 16:84, Nal e 12] será investigado, buscando melhorar o seu desempenho e viabilizar a produção e o uso em larga escala das célula solares sólidas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HAMANAKA, Viviane Nogueira. Otimização do eletrolito polimerico baseado no complexo poli (epicloridrina-co-oxido de etileno) com NaI/I2 para celulas solares de TiO2/corante. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.