Bolsa 98/01539-9 - - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito associado de lycopersicon spp. e de extratos aquosos de azadirachta indica e melia azedarach sobre o desenvolvimento e oviposicao de tuta absoluta (meyrick, 1917) (lep., gelechiidae).

Processo: 98/01539-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1998
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Djair Vendramim
Beneficiário:Rogerio Brunherotto
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinaamono | Nim | Traca-Do-Tomateiro

Resumo

As plantas inseticidas constituem-se, atualmente, numa alternativa promissora ao uso dos produtos sintéticos tradicionais. Dentre as plantas referidas na literatura como tendo atividade inseticida em relação a diversas espécies de insetos pragas, têm sido citadas freqüentemente aquelas pertencentes à família Meliaceae, boa parte delas de ocorrência comum no Brasil. Assim, considerando-se a possibilidade do uso de plantas desse grupo botânico no controle da traça-do-tomateiro Tuta absoluta (Meyrick), objetiva-se, nesse projeto, estudar o efeito de extratos aquosos das meliáceas Melia azedarach (cinamomo) e Azadirachta indica (nim) sobre a referida praga criada em diferentes genótipos de tomateiro. Inicialmente, serão realizados testes com diferentes concentrações de extratos de frutos de cinamomo visando determinar uma concentração adequada para estudos de atividade inseticida dessa planta. A seguir, utilizando-se a concentração selecionada, serão testadas diferentes partes vegetais dessa planta (folhas, ramos e frutos) para determinar a estrutura vegetal que apresenta maior bioatividade, utilizando-se, como padrão, extratos aquosos de sementes de nim. Nessa etapa, serão avaliados os efeitos dos referidos extratos sobre o desenvolvimento e oviposição do inseto e a viabilidade dos ovos (efeito ovicida), a partir do que será selecionada a parte vegetal do cinamomo que apresentar maior bioatividade. Finalmente, na terceira etapa será avaliado o efeito dos extratos de sementes de nim e de cinamomo (estrutura selecionada) sobre T. absluta criada em genótipos resistentes de tomateiro, visando determinar a possível interação dessas duas técnicas de controle. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRUNHEROTTO, Rogerio. Bioatividade de extratos aquosos de Melia azedarach L. e Azadirachta indica A. Juss (Meliaceae) sobre Tuta absoluta (Meyrick, 1917) (Lep., Gelechiidae) criadas em diferentes genótipos de tomateiro. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.