Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle ativo de vibracoes em estruturas espaciais tipo trelicas usando controladores imsc.

Processo: 03/05169-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Vicente Lopes Junior
Beneficiário:Ricardo Carvalhal
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Controle robusto

Resumo

Direcionados pela necessidade de se diminuir peso e reduzir ruídos, as técnicas de controle ativo de vibração estrutural e absorção acústica têm sofrido rápidas mudanças nas últimas décadas. Entre os materiais que apresentam maior desenvolvimento tecnológico nos últimos anos, aplicados para controle ativo, encontram-se os materiais piezelétricos. Neste enfoque, a obtenção de modelos que permitam analisar o comportamento estático e dinâmico de estruturas com elementos piezelétricos incorporados é fundamental para o desenvolvimento dessa tecnologia. O principal objetivo deste trabalho é o controle ativo de estruturas espaciais flexíveis tipo treliça. Os membros axiais da treliça, nas posições dos atuadores, serão substituídos por atuadores de pilha de PZT (PZT stack). O modelo de estruturas flexíveis tipo treliça com elemento piezelétricos incorporados será obtido através do Método dos Elementos Finitos. O modelo numérico obtido permitirá analisar o comportamento estático e dinâmico destas estruturas. O modelo e o programa de controle serão implementados em ambiente Matlab. Para verificar a metodologia proposta, os resultados do programa serão confrontados com os resultados apresentados pelo software comercial Ansys e com ensaios experimentais realizados em laboratório. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHAL, Ricardo. Controle ativo de vibrações em estruturas espaciais tipo treliças usando controladores IMSC. 2005. 103 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.