Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso de tecnicas expressivas graficas e verbais em casos de violencia sexual domestica infantil.

Processo: 00/09073-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Paulo Rennes Marcal Ribeiro
Beneficiário:Mayra Rocha Vollet
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas projetivas

Resumo

O presente projeto visa delinear estratégias de pesquisa que facilitem a investigação acerca dos testes projetivos gráfico e de a percepção temática aplicados em crianças vítimas de violência sexual doméstica. Pretende-se realizar um estudo voltado para as linguagens verbal e gráfica e seu conteúdo simbólico, encontrados nas respostas das crianças. Tal preocupação surgiu a partir do encontro com profissionais peritos de instâncias do poder judiciário e de órgãos de defesa do menor, que ao receberem denúncias de tal violência, necessitam comprovar a suspeita e deparam-se com grandes dificuldades, desde a veemente negação do fato por parte da família, até mesmo por parte da criança que é ameaçada, até o fato de que a violência sexual pode não causar ematomas ou evidências físicas. Pretende-se realizar um levantamento bibliográfico acerca da problemática da violência sexual contra a criança, além de especificamente, realizar um estudo comparativo entre resultados de testes projetivos ("HTP" e "CAT-A") aplicados em um grupo de crianças que sofreram abuso sexual e resultados dos mesmos testes aplicado em um grupo de crianças que não foram vítimas de violência sexual; verificando em que medida estes testes podem colaborar para um diagnóstico eficaz em casos de abuso sexual infantil, e se eles podem ser utilizado, significativamente, na averiguação da violência sexual infantil doméstica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VOLLET, Mayra Rocha. O uso de técnicas expressivas gráficas e verbais em casos de violência sexual doméstica infantil. 2002. 316 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.