Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da estrutura genética populacional do curimbatá (Prochilodus lineatus, Characiformes: Prochilodontidae) na região da sub bacia do Rio Mogi Guaçu, SP

Processo: 03/03229-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Lurdes Foresti de Almeida-Toledo
Beneficiário:Riviane Garcez da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rio Mogi-Guaçu   Características da população   Análise do polimorfismo de comprimento de fragmentos amplificados   DNA mitocondrial   Prochilodus lineatus

Resumo

O curimbatá (Prochilodus lineatus) é a espécie mais importante na pesca da sub-bacia do rio Mogi-Guaçu, SP. Há trabalhos a respeito da delimitação populacional desta espécie, porém ainda são necessários estudos para avaliar sua estrutura populacional nesta região, com a finalidade, também, de averiguar se esta população pode ser considerada panmítica. Para isso, são necessárias análises cuidadosas a respeito da influência das barragens e das alterações ambientais causadas pela construção de represas na migração do curimbatá, que, por ser uma espécie economicamente importante para a região, deve estar incluída na realização de programas de conservação e exploração dos recursos pesqueiros. Análises com marcadores genéticos podem fornecer subsídios para a elaboração de tais programas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a estrutura de uma população delimitada de P. lineatus na região da sub-bacia do rio Mogi-Guaçu, que nas últimas décadas foi alterada pela construção de diversas represas. Para tanto, utilizaremos a análise da variabilidade genética através da técnica PCR-RFLP das regiões entre os genes ND2 e CO1, e D-loop do mtDNA. O projeto pretende, assim, contribuir para um maior conhecimento da estrutura populacional de P. lineatus nesta região, avaliando, também, os possíveis impactos das represas nesta espécie migradora, auxiliando, desta forma, na elaboração de programas de conservação e maneio pesqueiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCEZ, RIVIANE; CALCAGNOTTO, DANIELA; DE ALMEIDA-TOLEDO, LURDES FORESTI. Population structure of the migratory fish Prochilodus lineatus (Characiformes) from rio Grande basin (Brazil), an area fragmented by dams. AQUATIC CONSERVATION-MARINE AND FRESHWATER ECOSYSTEMS, v. 21, n. 3, p. 268-275, MAY 2011. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Riviane Garcez da. Análise da estrutura genética populacional do curimbatá (Prochilodus lineatus, Characiformes: Prochilodontidae) na região da bacia do Rio Grande, SP.. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.