Bolsa 01/13469-0 - Imaginário, Mediações - BV FAPESP
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A constituição do imaginário do público infantil brasileiro no processo de mundialização das culturas

Processo: 01/13469-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Jose Mario Ortiz Ramos
Beneficiário:Juliane Di Paula Queiroz Odinino
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imaginário   Mediações   Significação   Público infantil   Programa de televisão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apropriacao | Imaginario | Mediacoes | Publico Infantil

Resumo

O projeto visa analisar a constituição do imaginário do público infantil brasileiro no atual processo de mundialização, onde se efetuam trocas culturais em escala planetária, promovidas principalmente pelos meios de comunicação. Dentro dessa dinâmica cada público se apropria dessas informações de acordo com as mediações interpostas pela sua cultura local. Essa pesquisa tem como objetivo central analisar, dentro de uma perspectiva sociológica, como se dá esse fenômeno no interior da cultura brasileira, tomando como objeto de análise o público consumidor infantil. Para a pesquisa empírica será analisado três programas infantis de televisão, que se diferem um do outro pelas características de seu público, pelas propostas e pela diferença cultural da qual cada um emergiu, são eles: 1) "Pokémon" - desenho japonês com forte incentivo ao consumo; 2)" As Meninas Super-Poderosas" - produção americana, com estética inovadora e dirigido para o público feminino; 3) "Castelo Rá-Tim-Bum" - programação brasileira realizada na década de 90 com uma proposta pedagógica. As significações destes programas e a diversidade de seu discurso contribuirão para o desenvolvimento de uma análise sobre o perfil do consumidor infantil que vise compreender esse intercâmbio cultural de significações, a diversidade de estilos com pretensão massificadora, como se apropriam destes produtos culturais e como se constituem o imaginário coletivo infantil. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ODININO, Juliane Di Paula Queiroz. Imaginario infantil e desenho animado no cenario da mundialização das culturas. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

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