Busca avançada
Ano de início
Entree

Variações regionais na morfologia das células epiteliais do intestino médio de larvas de Diatraea saccharalis Fabricius 1974 (Lepidoptera: Pyralidae): estudo em larvas normais e parasitadas pela vespa Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae)

Processo: 03/05690-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Elisa Aparecida Gregório
Beneficiário:Daniela de Oliveira Pinheiro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Insetos   Diatraea saccharalis   Cotesia flavipes   Cana-de-açúcar

Resumo

A Diatraea saccharalis (broca da cana) é um inseto de grande interesse econômico, pois afeta o cultivo e aproveitamento industrial da cana-de-açúcar. Dentre as diferentes regiões do trato digestivo de insetos, o intestino médio-IM (ventrículo ou mesêntero) é a mais longa, atuando na absorção de alimentos e troca de íons, sendo uma das barreiras que garantem a homeostase dos insetos. O objetivo deste trabalho é, primeiramente, caracterizar morfológica, morfométrica e bioquimicamente as diferentes células epiteliais, além da membrana peritrófica, ao longo do IM e nas faces dorsal e ventral, em larvas normais, visando determinar as diferentes regiões morfo-funcionais do IM. Posteriormente, estudaremos o efeito do parasitismo das larvas de D. saccharalis pela vespa Cotesia flavipes (utilizada em seu controle biológico) nestas regiões do IM. O IM de exemplares de larvas de D. saccharalis normais e parasitadas, subdividido nas regiões morfo-funcionais, será processado segundo técnica específica para cada tipo das seguintes análises: ao nível de microscopia de luz (histoquímica, morfometria e determinação de atividade enzimática-SDH e NADH-TR), de microscopia confocal (fluorescência), de microscopia eletrônica de transmissão (convencional e citoquímica-ZIO) e de varredura, além de determinação bioquímica de amilase. Também estudaremos eventuais diferenças na morte celular por apoptose (técnica do TUNEL) ao longo do IM, e o efeito do parasitismo neste processo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, D. O.; SILVA, M. D.; GREGORIO, E. A. Mitochondria in the midgut epithelial cells of sugarcane borer parasitized by Cotesia flavipes (Cameron, 1891). Brazilian Journal of Biology, v. 70, n. 1, p. 163-169, FEB 2010. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Daniela de Oliveira. Variações regionais nas células epiteliais do intestino médio de Diatraea saccharalis, Fabricius 1794 (Lepidoptera: Crambidae), em larvas não-parasitadas e na vigência do parasitismo por Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae). 2006. 177 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.