Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle e sincronização de sistemas caóticos

Processo: 02/10627-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Takashi Yoneyama
Beneficiário:Cleverson Maranhão Porto Marinho
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de sistemas dinâmicos   Dinâmica não linear   Sincronização

Resumo

A dinâmica caótica pode ser explorada para a implementação de sistemas de comunicação eficientes e simples. A comunicação empregando caos explora o sincronismo que ocorre entre osciladores caóticos, quando condições bem gerais se aplicam, para transmitir informações adequadamente codificadas dentro do conjunto invariante caótico. A proposta de pesquisa é estudar técnicas de controle e sincronização de circuitos que exibem comportamento caótico, particularmente o oscilador de Chua. Serão abordadas duas formas de se aproveitar características peculiares de sistemas caóticos para se transmitir informações. A primeira forma consiste em codificar a informação na dinâmica simbólica do sistema atravessa utilização do método OGY. A segunda forma utiliza um sinal caótico para mascarar a mensagem que se deseja enviar. Investigar-se-ão características de desempenho do sistema, bem como o seu comportamento diante do modelo de um canal real com limitações na banda passante. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Controle e sincronização de sistemas caóticos. 2004. 102 f. Dissertação de Mestrado - Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.