Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão gênica na Policitemia Vera por Serial Analysis of Gene Expression (SAGE).

Processo: 03/04248-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Ferreira Costa
Beneficiário:Bárbara da Costa Reis Monte-Mór
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Análise serial da expressão gênica (SAGE)   Policitemia vera

Resumo

Policitemia vera é uma desordem mieloproliferativa crônica, caracterizada por expansão clonal de uma célula tronco hematopoética pluripotencial, que ocasiona hiperplasia das três principais linhagens mielóides, com predominância de progenitores eritróides. Com o intuito de determinar as alterações nas células hematopoéticas de pacientes portadores de PV que levam à proliferação celular desregulada, diversos aspectos fisiológicos e moleculares destas células vêm sendo analisados. Investigações envolvendo os receptores celulares destes fatores foram realizadas, bem como estudos de sinalizadores intracelulares, reguladores de ciclo celular e de apoptose. A análise global da expressão gênica por meio de hibridização subtrativa permitiu a clonagem do gene PRV-1, cujo mRNA era especificamente expresso na PV. A proteína traduzida, no entanto, foi encontrada em níveis similares em células hematopoéticas normais e de pacientes portadores da PV. Considerando-se que as abordagens anteriormente descritas para estudo da PV não foram capazes de elucidar conclusivamente o mecanismo fisiopatológico da doença, o presente projeto tem por objetivo analisar a expressão gênica global em progenitores hematopoéticos da medula óssea de pacientes portadores de PV, comparando-a a controles normais, por meio de "Serial Analysis of Gene Expression" (SAGE), que além do caráter quantitativo de análise, apresenta vantagens como a identificação de genes pouco expressos e desconhecidos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTE-MÓR, Bárbara da Costa Reis. Expressão genica global e estudo do gene JUNB em policitemia vera. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.