Busca avançada
Ano de início
Entree

Fluxo de dióxido de carbono entre solo e atmosfera em uma cronossequência na Amazônia Ocidental, Acre

Processo: 99/03315-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Reynaldo Luiz Victória
Beneficiário:Cleber Ibraim Salimon
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas florestais   Amazônia Ocidental   Solo florestal   Fluxo dos gases   Dióxido de carbono   Recuperação do solo   Mudança climática

Resumo

Na Amazônia brasileira a taxa de desflorestamento no período de 95-96 foi de 18.161 km2. ano-1, sendo que 87% deste desflorestamento ocorreu nos Estados que se encontram na região chamada de 'arco de desflorestameto', porção mais seca da Amazônia. A consequência desta mudança de cobertura vegetal pode ser um aumento de áreas degradadas devido à má utilização dos solos e também mudanças climáticas regionais. O fluxo de dióxido de carbono do solo é fruto da atividade microbiana e respiração radicular e, portanto está relacionado com a produtividade do ecossistema. No presente projeto propomos estudar o fluxo de dióxido de carbono do solo (tanto distrófico como eutrófico) para atmosfera em uma cronossequência (pastagem, florestas secundária e intacta) para compreendermos melhor esta parte do ciclo do carbono e também verificarmos se este aspecto pode ser utilizado com um indicador de recuperação do solo. Este estudo será realizado na região de Rio Branco, AC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALIMON‚ CI; DAVIDSON‚ EA; VICTORIA‚ RL; MELO‚ AWF. CO2 flux from soil in pastures and forests in southwestern Amazonia. GLOBAL CHANGE BIOLOGY, v. 10, n. 5, p. 833-843, 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALIMON, Cleber Ibraim. "Respiração do solo sob florestas e pastagens na Amazônia Sul-Ocidental, Acre". 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.