Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do inoculo e da adicao de sulfato sobre a degradacao de btx em reator anaerobio horizontal de leito fixo.

Processo: 03/01486-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Bruna Soares Fernandes
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05489-0 - Desenvolvimento, análise, aprimoramento e otimização de reatores anaeróbios para tratamento de águas residuárias, AP.TEM
Assunto(s):Biorremediação   Tratamento biológico anaeróbio   Tratamento anaeróbio   Sulfatos

Resumo

O desenvolvimento industrial tem como conseqüência uma maior geração de resíduos, muitos desses podendo ser tóxicos aos seres humanos e meio ambiente, tais como benzeno, tolueno e xilenos (BTX). Estes podem ser expostos por meio de acidentes, em mares ou até em águas subterrâneas. Quando despejados em águas subterrâneas têm conseqüências drásticas, pois essa fonte de água corresponde a 97% de água disponível para consumo humano. Em 1908, houve os primeiros indícios de que alguns compostos do petróleo poderiam ser biodegradados. Desde então, pesquisas têm sido feitas buscando formas de biodegradar esses compostos. Pesquisadores têm observado que vários fatores podem influenciar a degradação, uma forma de minimizar esses efeitos é através do trabalho sob condições controladas. Dessa forma, esse trabalho propõe adotar condições controladas de operação, sem presença e oxigênio, utilizando como afluente água contaminada com gasolina, em um reator anaeróbio horizontal de leito fixo (RAHLF). Será avaliada a influência de inóculos de origens distintas sobre a degradar BTX. O que apresentar melhor desempenho será exposto a rotas metanogênicas e sulfetogênicas, uma vez que essas rotas já vêem apresentando bons resultados para degradação desses compostos tóxicos. A rota metanogênica tem apresentado excelente condição para a degradação de benzeno, e a sulfetogênica, altas taxas de degradação de tolueno. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Bruna Soares. Influência da origem do inóculo e da adição de sulfato sobre a degradação de BTX em reator anaeróbio horizontal de leito fixo. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.