Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulacao da resposta ige e da producao de citocinas em camundongos sensibilizados e induzidos a tolerancia oral com dermatophagoides pteronyssinus.

Processo: 99/11496-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maria Notomi Sato
Beneficiário:Milton Maciel Jr.
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Tolerância oral   Imunoglobulina E

Resumo

O ácaro Dermatophagoides pteronyssinus (Derp) é prevalente na poeira domiciliar e pode ser responsável por manifestações alérgicas como asma, rinite e dermatite atópica. Embora a dessensibilização seja uma das formas de imunoterapia mais utilizada, a tolerância oral, que é a diminuição da resposta imune observada após a administração oral de um antígeno, vem sendo pesquisada de forma experimental tanto para o tratamento de alergias como para doenças autoimunes. A administração oral do extrato de Derp em camundongos A/Snell previamente imunizados com mesmo antígeno causou uma significativa diminuição dos níveis séricos de IgE anti-Derp e anticorpos IgE totais bem como redução no número de células secretoras de IgE anti-Derp no baço. Também foi observada a diminuição dos níveis de secreção de IFN-g e aumento da secreção de IL-10 pelas células dos gânglios de drenagem e aumento da secreção de TGF-b pelas células dos gânglios mesentéricos. O número de células secretoras de IFN-g nas placas de Peyer e o número de células secretoras de IL-5 nos gânglios mesentérico estavam diminuídos. Estes resultados sugerem que a modulação dos anticorpos pode ser decorrente da estimulação de citocinas modulatórias como IL-10 e TGF-b. Apesar disso, o tempo de duração e especificidade do tratamento, reatividade dos anticorpos IgA séricos e de mucosa e o fenótipo das células T e B presentes em tecidos de mucosa precisam ser esclarecidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M. MACIEL; A.E. FUSARO; C.R. OLIVEIRA; E.A. FUTATA; A.J.S. DUARTE; M.N. SATO. IgA response in serum and gut secretion in sensitized mice fed with the dust mite Dermatophagoides pteronyssinus extract. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 37, n. 6, p. 817-826, Jun. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.