Busca avançada
Ano de início
Entree

Rotação de culturas em áreas compactadas sob ambiente de inverno seco

Processo: 03/02560-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2003
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Juliano Carlos Calonego
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

Em busca de melhorar as características físicas de um solo compactado, objetiva-se com esse trabalho estudar o efeito do plantio de algumas espécies de cobertura, antecedendo a cultura da soja. Visando uma rotação de culturas, serão cultivados no outono: triticale (Triticum sativum) e girassol (Helianthus annus L. cv. Catissol 01); na primavera: milheto (Penninsetum americanum L. Leek), sorgo de guiné (Sorghum vulgare) e crotalária (Crotalaria juncea L.); no verão: soja (Glycine max L. (Merril) cv. EMBRAPA 48). O delineamento estatístico será o de blocos ao acaso com quatro repetições em esquema de parcela subdividida. Terá como parcelas principais as culturas de triticale e girassol e secundárias (subparcelas) o milheto, sorgo de guiné e a crotalária. Ainda ter-se-á dois tratamentos testemunhas: subsolagem sobre restos vegetais de triticale e subsolagem sobre restos vegetais de girassol. O experimento será repetido por três anos agrícolas para avaliar o efeito acumulativo dos tratamentos. Serão analisadas algumas características químicas, físicas e físico-hídricas do solo, bem como o crescimento do sistema radicular das plantas de cobertura e da soja em cinco profundidades (0-5; 5-10, 10-20, 20-40, 40-60 cm). Os resultados serão submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias t ao nível de 5% de probabilidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALONEGO, Juliano Carlos. Uso de plantas de cobertura na recuperação de solo compactado. 2007. 125 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.