Busca avançada
Ano de início
Entree

Um modelo consistente para o processo de fotodetecção contínua e medidas de emaranhamento de sistemas quânticos de variáveis contínuas

Processo: 03/03276-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Salomon Sylvain Mizrahi
Beneficiário:Alexandre Dodonov
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/15084-5 - Átomos, íons e campos em armadilhas e cavidades, AP.TEM
Assunto(s):Óptica quântica   Mecânica quântica   Emaranhamento quântico   Sistemas quânticos

Resumo

Este projeto abrange duas linhas de trabalho em óptica quântica moderna. A primeira está ligada à teoria de fotocontagem. Propomos modificar a proposta de fotocontagem contínua de Srinivas e Davies para que todas as proposições fiquem satisfeitas. A motivação deve-se à recente discussão sobre o papel do operador usuais de 'aniquilação' $a$ na óptica quântica, onde mostramos que operadores não lineares} $E_{-}$ e $E_{+}$ deveriam ser considerados como os verdadeiros operadores de 'aniquilação' e 'criação' na teoria de fotocontagem. Além de eliminar as inconsistências encontradas na teoria de Srinivas e Davies, o uso desses operadores pode levar a novos e interessantes resultados na estatística de contagem. Iremos comparar os resultados entre as duas abordagens de fotocontagem: a) no método de detecção homódina, b) na presença de perdas dissipativas da cavidade, c) na teoria EPR (Einstein-Podolsky-Rosen) na contagem de fótons correlacionados, d) Também será investigada a forma como a fotocontagem afeta estados emaranhados e se o controle do grau de emaranhamento é possível. Na segunda linha da pesquisa planejamos estudar e comparar diferentes medidas de emaranhamento e separabilidade de estados quânticos de variáveis contínuas (tais como: estados comprimidos mistos emaranhados, estados coerentes emaranhados e outros estados de "gato de Schrödinger" de dois e mais modos). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DODONOV, A. V.; MIZRAHI, S. S.; DODONOV, V. V. Quantum photodetection distributions with nonlinear quantum jump superoperators. Journal of Optics B : Quantum and Semiclassical Optics, v. 7, n. 4, p. 99-108, Mar. 2005.
DODONOV, A. V.; DODONOV, V. V.; MIZRAHI, S. S. Separability dynamics of two-mode Gaussian states in parametric conversion and amplification. Journal of Physics A : Mathematical and General, v. 38, n. 3, p. 683-696, Jan. 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DODONOV, Alexandre. Um modelo consistente para o processo de fotocontagem contínua e medidas de amaranhamento de sistemas quânticos de variáveis contínuas. 2005. 109 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.