Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos fotofísicos, fotoquímicos e fotobiológicos de porfirinas e ftalocianinas derivadas de éter de coroa

Processo: 03/07026-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Antonio Claudio Tedesco
Beneficiário:Alessandra Caramori Pelegrino
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia fotodinâmica   Fármacos fotossensibilizantes

Resumo

Terapia Fotodinâmica consiste em uma modalidade terapêutica que envolve a utilização de luz visível, oxigênio molecular e um agente exógeno fotossensível, também chamado fotossensibilizador, quando combinados apresentam citotoxidade para o organismo, induzindo à apoptose ou necrose de células tumorais. Nosso objetivo é de avaliar a utilização de novas drogas fotossensibilizadoras para o uso terapêutico além de realizar estudos que permitirão que estas drogas sejam avaliados in vitro e in vivo quanto a alteração na homeostase intracelular de íons sódio e potássio o que deve facilitar o processo apoptótico da célula tumoral. As drogas estudadas serão porfirinas e ftalocianinas derivadas de éter de coroa, pois os ligantes éteres de coroa possuem estrutura análoga a de ionóforos, sendo assim, podem fornecer uma ferramenta adicional do controle do metabolismo celular. O presente projeto contempla um dos anseios da sociedade, haja visto o desenvolvimento de novos sistemas com potencial aplicação na terapia fotodinâmica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PELEGRINO, Alessandra Caramori. Estudos fotofísicos, fotoquímicos e fotobiológicos de porfirinas e ftalocianinas derivadas de éter de coroa. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.