Busca avançada
Ano de início
Entree

Relaxamento de corpo cavernoso de coelho induzido por agonistas de canais de sodio: papel do oxido nitrico e adrenoceptores.

Processo: 00/01809-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Autonômica
Pesquisador responsável:Edson Antunes
Beneficiário:Juliano Fernandes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico

Resumo

Neurotoxinas e drogas que alteram a função do canal de Na+ afetam uma ou mais das 3 propriedades funcionais essenciais destes canais: ativação voltagem-dependente, inativação ou seletividade de condutância iônica. Estas toxinas se ligam com alta afinidade e especificidade aos canais de Na+ e foram utilizadas como provas moleculares para identificação dos componentes protéicos do canal bem como para caracterizar as regiões funcionais dentro das subunidades dos canais de Na+. Cinco grupos de toxinas que atuam- em diferentes sítios receptores nos canais de Na+ já foram descritas. O óxido nítrico (NO) é o principal mediador neuronal na ereção peniana. A despolarização de fibras não-adrenérgicas não-colinérgicas (NANC) presentes em tecido cavernoso causa a liberação de NO, o qual é responsável pelo relaxamento do músculo liso adjacente. O veneno de Tityus serrulatus causa relaxamentos de modo dose-dependente em corpo cavernoso de coelho, decorrente da liberação de NO oriundo de fibras seletivamente nitrérgicas. O presente projeto de pesquisa tem por objetivos caracterizar os relaxamentos de corpo cavernoso de coelho induzidos por estimulação elétrica, bem como investigar o mecanismo pelo qual sustâncias que atuam em canais de Na+ relaxam esta preparação, utilizando as técnicas de cascata e de banho isolado para o desenvolvimento. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Juliano Fernandes de. Relaxamento de corpo cavernoso isolado de coelho induzido por agonistas de canais de sódio: papel do óxido nítrico. 2002. 167 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.