Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da oxidacao de hidrocarbonetos e da droga antituberculose isoniazida pelo sistema catalitico ferroprotoporfirina ix ocluida em membrana polimerica.

Processo: 02/00033-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2002
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Marilda das Dores Assis
Beneficiário:André Aparecido Guedes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Citocromo P-450   Membranas poliméricas   Oxidação   Peroxidase   Catálise

Resumo

Estudar a atividade catalítica da ferroprotoporfirina IX (FeP-IX) em solução e ocluída em membranas de polidimetilsiloxano (PDMS) na oxidação de hidrocarbonetos (cicloocteno, cicloexano e adamantano) e da droga antituberculose isoniazida, por iodozilbenzeno e peróxido de hidrogênio. Este sistema pode ser considerado um "biocatalisador" em potencial, uma vez que a FeP-IX é o sítio catalítico das enzimas citocromo P-450 e peroxidases, e a membrana fará o papel da proteína nestes modelos. Diferentes tipos de membranas poliméricas serão utilizadas, variando-se o grau de hidrofobicidade, a fim de se otimizar o sistema catalítico. A ferroporfirina estudada durante o Mestrado, uma porfirina poli-halogenada de terceira geração, também será ocluída na membrana e sua atividade catalítica será investigada para os mesmos substratos, para fins de comparação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)