Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de modificadores permanentes em filamento de tungstenio para aprisionamento de especies volateis de arsenio, selenio, antimonio e mercurio e determinacao por espectrometria de absorcao atomica.

Processo: 02/01693-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Francisco José Krug
Beneficiário:Samuel Simião de Souza
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Hidretos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atomizacao Eletroquimica | Filamento De Tungstenio | Hidretos

Resumo

No presente trabalho será avaliado o uso de modificadores químicos permanentes (Rh, Ir, Ru, Au) depositados térmica e/ou eletronicamente em filamento de tungstênio para determinação de As, Se, Sb e Hg em amostras de interesse agronômico e ambiental, após separação na forma de hidretos (AsH3, SeH2, SbH3) e vapor elementar (Hg). Serão investigados sistemas de análise por injeção em fluxo para transporte das amostras e reagentes. O acoplamento do sistema de geração de vapor com o filamento de tungstênio será feito através de um capilar de quartzo fixado na extremidade do tubo de PTFE do amostrador do próprio espectrômetro, que é normalmente usado para introduzir as amostras no atomizador, ou, alternativamente, fixado na base do forno do filamento de tungstênio. Será investigado, também, o emprego desses modificadores em filamento de tungstênio para a análise direta de sólidos, visando à determinação de arsênio e mercúrio em amostras de carvão mineral. Neste caso, a amostra sólida é aquecida com auxílio de uma lâmpada de infra-vermelho, e as espécies voláteis aprisionadas no filamento. Os métodos desenvolvidos serão comparados com métodos propostos utilizando-se espectrometria de absorção atômica com forno de grafite e espectrometria de fluorescência atômica com geração de hidretos. A exatidão dos métodos será avaliada com materiais de referência certificados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA‚ F.; DE SOUZA‚ S.S.; SANTOS‚ D.; KRUG‚ F.J.. Evaluation of electrodeposited tungsten chemical modifier for direct determination of chromium in urine by ETAAS. Microchemical Journal, v. 78, n. 1, p. 7-13, . (02/01693-5, 00/14624-6)