Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementação protéica sobre as alterações fisiopatológicas em bezerros com infecção única por Cooperia punctata

Processo: 98/02725-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Reale Vieira Bressan
Beneficiário:Ricardo Osorio de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteólise   Bovinos

Resumo

Será abordado o papel da suplementação protéica sobre a capacidade do animal responder ao desafio parasitário, através da comparação entre os dois grupos experimentais: um com suplementação e outro com uma ração normal. Para a avaliação dos efeitos destes dois tratamentos sobre o metabolismo protéico e energético dos animais serão realizados estudos de balanço de nitrogênio e balanço hídrico. A capacidade de resposta a infecção será avaliada através do estudo do perfil da população de parasitas estabelecida (carga parasitária tamanho dos vermes, proporção de machos e fêmeas). Serão realizadas também análise da carcaça dos animais para mensuração dos efeitos sobre sua condição corporal. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ricardo Osorio de. Estudo da inter-relação parasito hospedeiro em bovinos infectados com Cooperia punctata. Efeito da suplementação protéica sobre as alterações fisiopatológicas em bezerros com infecção única.. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.