Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da osteointegração da liga Ti-13Nb-13Zr obtida por metalurgia do pó com diferentes níveis de porosidade

Processo: 03/10049-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:José Carlos Bressiani
Beneficiário:Marco Cicero Bottino
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Implantes dentários   Ligas de titânio   Metalurgia do pó

Resumo

A tendência das pesquisas atuais baseia-se no desenvolvimento de ligas de titânio de baixo módulo de elasticidade, próximas ao apresentado pelas estruturas ósseas, bem como isentas dos elementos alumínio e vanádio. Dentre as ligas já desenvolvidas, a de composição Ti-13Nb-13Zr, destaca-se das demais por apresentar baixo módulo de elasticidade, elevada resistência mecânica e superior biocompatibilidade. Sabe-se que as ligas de titânio, obtidas por fusão, necessitam de processamentos secundários e etapas de usinagem, que podem acarretar grande perda de material e elevação de custos. O processo de obtenção de ligas de titânio por metalurgia do pó (MP), mostra-se uma alternativa viável permitindo a obtenção de peças com geometrias complexas e próximas às dimensões finais. Outras características inerentes ao processo, tais como a redução das etapas de usinagem e melhor acabamento superficial, podem reduzir o custo final de fabricação. Assim, este trabalho utilizar-se-á da técnica de metalurgia do pó para a obtenção da liga Ti-13Nb-13Zr com níveis de densificação variados, visando sua aplicação como material para implante. As amostras serão caracterizadas por DRX e MEV. As propriedades mecânicas serão determinadas por ensaio de dureza. A toxicidade do material será avaliada por teste de citotoxicidade de acordo com a norma ISO 10993-5. Os implantes serão instalados em tíbias de coelhos para verificar a osteointegração do material. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MÜLLER‚ F.A.; BOTTINO‚ M.C.; MÜLLER‚ L.; HENRIQUES‚ V.A.R.; LOHBAUER‚ U.; BRESSIANI‚ A.H.A.; BRESSIANI‚ J.C. In vitro apatite formation on chemically treated (P/M) Ti-13Nb-13Zr. Dental Materials, v. 24, n. 1, p. 50-56, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOTTINO, Marco Cicero. Estudo da osteointegração da liga Ti-13Nb-13Zr obtida por metalurgia do pó com diferentes graus de porosidade. 2005. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.