Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicador de sobrevida setorial: uma proposta para desenvolver o ciclo de vida do setor

Processo: 03/04841-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Dante Pinheiro Martinelli
Beneficiário:Talita Marum Mauad
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclo de vida   Desenvolvimento econômico regional   Políticas públicas

Resumo

Assim como as pessoas, as organizações e os produtos, os setores econômicos também têm o seu ciclo de vida. Desta forma, o presente estudo pretende desenvolver um novo ciclo de vida orientado por um indicador em um segmento setorial. Este ciclo ajudará a estabelecer políticas para prover o desenvolvimento local, tomando-se essencial para o planejamento estratégico das instituições integrantes do setor analisado, bem como para a implementação de políticas municipais e nacionais. Porém, estabelecer um ciclo para o setor não é a única pretensão do estudo. O estudo também pretende encontrar o indicador, intitulado indicador de sobrevida setorial, como proposta para representar o estágio de desenvolvimento do setor. Este indicador será desenvolvido baseando-se em três principais fatores: estrutura econômica, competitividade e potencial de mercado do setor. Para a aplicação destes conceitos, será utilizado, como estudo de caso, um setor preponderante da economia brasileira: a agroindústria sucroalcooleira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAUAD, Talita Marum. Índice de desenvolvimento setorial: uma proposta para analisar o ciclo de vida dos setores. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.