Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da evolução do cromossomo X em mamíferos: mapeamento de genes do cromossomo X humano em duas espécies de marsupiais da família Didelphidae

Processo: 03/11518-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Angela Maria Vianna Morgante
Beneficiário:Nathália Fernandes de Azevedo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14254-2 - Centro de Estudos do Genoma Humano, AP.CEPID
Assunto(s):Didelphidae   Marsupialia   Cromossomo X   Mapeamento genético

Resumo

Por possuírem pequeno número diplóide e cromossomos grandes em relação aos outros mamíferos, o grupo dos marsupiais representa um material precioso para os estudos citogenéticos. O estudo desses animais nas últimas décadas vem trazendo contribuições de importância à genética de mamíferos. Propomos neste projeto mapear, nos cromossomos dos marsupiais sul-americanos Monodelphis domestica e Metachiris nudicaudatus, genes localizados no cromossomo X humano. O mapeamento será realizado por hibridação in situ fluorescente, utilizando sondas obtidas a partir da clonagem dos genes em bibliotecas desses marsupiais. Com esse estudo, ainda não realizado em espécies americanas de marsupiais, ampliaremos os dados de mapeamento já obtidos em marsupiais australianos, na busca de informações que permitam elucidar a evolução do cromossomo X dos mamíferos. Este projeto insere-se no subprojeto "Evolução do cromossomo X em mamíferos" (Programa de Pesquisa 3: Variação Molecular e Evolução), que é parte do projeto CEPID "Centro para o Estudo do Genoma Humano" (FAPESP 98/14254-2). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO, NATHALIA F.; SVARTMAN, MARTA; MANCHESTER, ANDREA; DE MORAES-BARROS, NADIA; STANYON, ROSCOE; VIANNA-MORGANTE, ANGELA M. Chromosome painting in three-toed sloths: a cytogenetic signature and ancestral karyotype for Xenarthra. BMC Evolutionary Biology, v. 12, MAR 19 2012. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.