Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do óleo de soja e de girassol na sensibilidade insulínica e na expressão do gene do GLUT4

Processo: 03/08548-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:Ana Claudia Poletto
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/07384-4 - Regulação da expressão gênica dos transportadores de glicose no diabetes mellitus: papel na fisiopatologia e potencialidades preventivas e terapêuticas, AP.TEM
Assunto(s):Óleo de girassol   Óleo de soja   PPAR gama   Tecido adiposo branco

Resumo

Vários estudos demonstram que dietas hiperlipídicas são capazes de causar resistência à insulina, e que redução na expressão do gene do GLUT4 está envolvida nessa modulação. Por outro lado, estudos anteriores de nosso laboratório demonstraram que óleo de girassol ou de soja (este contendo fitoestrógenos) utilizados como veículos para drogas lipossolúveis, quando injetados em pequenos volumes nos animais controles, induziram alterações na expressão do mRNA do GLUT4 (comparando com animais não injetados). Pelo anteriormente descrito, postula-se que pequenos volumes de óleos vegetais, rotineiramente utilizados como veículo, possam induzir alteração na expressão do GLUT4, e conseqüentemente na sensibilidade à insulina. Assim o objetivo do presente estudo é verificar o efeito da injeção de óleos vegetais (soja e girassol) durante 7 dias, comparando com injeção de salina em igual volume, sobre: (1) a sensibilidade à insulina in vivo (por meio de teste de tolerância à insulina), (2) sobre a expressão do mRNA do GLUT4 (por meio de Northern blotting), e (3) sobre a expressão do PPAR-gama, um fator transcricional ativado por metabólitos de ácidos graxos (por meio de RT-PCR). Com esta investigação espera-se não apenas contribuir para o conhecimento sobre o papel de lípides na sensibilidade insulínica, mas, também, sobre o provável efeito da injeção de óleo, rotineiramente utilizada em grupos controles de experimentos que exigem veículos lipossolúveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLETTO, ANA CLAUDIA; ANHE, GABRIEL FORATO; EICHLER, PAULA; TAKAHASHI, HILTON KENJI; FURUYA, DANIELA TOMIE; OKAMOTO, MARISTELA MITIKO; CURI, RUI; MACHADO, UBIRATAN FABRES. Soybean and sunflower oil-induced insulin resistance correlates with impaired GLUT4 protein expression and translocation specifically in white adipose tissue. Cell Biochemistry and Function, v. 28, n. 2, p. 114-121, MAR 2010. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.