Busca avançada
Ano de início
Entree

Bio-sensores de pH, uréia e glicose a partir de dispositivos capacitivos e de efeito de campo

Processo: 03/08471-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Marcelo Mulato
Beneficiário:Pablo Diniz Batista
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/08221-9 - Biossensores e/ou sensores aplicados à medicina e biologia, AP.JP
Assunto(s):Semicondutores

Resumo

Este projeto visa pesquisar e desenvolver bio-sensores utilizando dispositivos semicondutores. Estaremos direcionando nossa linha de pesquisa no desenvolvimento de dispositivos utilizando como propriedade para detecção e/ou quantificação principalmente o efeito de campo, e em segundo lugar o efeito capacitivo. A pesquisa cientifica compreenderá desde a fabricação e teste dos dispositivos semicondutores, passando pela aplicação e caracterização em sistemas biológicos até o eventual desenvolvimento do protótipo. A fabricação de dispositivos semicondutores envolve etapas que serão desenvolvidas em colaboração com centros de pesquisa nacionais e internacionais. Por fim, os bio-sensores serão caracterizados em termos de algumas propriedades, tais como: sensibilidade, seletividade, estabilidade e velocidade de resposta. A proposta inicial é aplicar os dispositivos para a quantificação de pH, uréia e glicose em sistemas biológicos. Com os resultados da pesquisa podemos eventualmente desenvolver um protótipo de bio-sensor composto por um sistema digital para quantificação e/ou detecção, desenvolvido a partir de um sistema microcontrolado juntamente com uma interface com o computador para troca de dados, resultando em uma interface amigável com o usuário. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, P. D.; MULATO, MARCELO; GRAEFF, C. F. DE O.; FERNANDEZ, F. J. R.; MARQUES, F. DAS C. SnO2 extended gate field-effect transistor as pH sensor. Brazilian Journal of Physics, v. 36, n. 2A, p. 478-481, June 2006.
BATISTA‚ PD; MULATO‚ M. ZnO extended-gate field-effect transistors as pH sensors. Applied Physics Letters, v. 87, p. 143508, 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATISTA, Pablo Diniz. Dispositivos semicondutores a partir de óxidos de estanho e zinco. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.