Busca avançada
Ano de início
Entree

A inteligência demiurgica no "Timeu" de Platão

Processo: 03/09582-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Lucas Angioni
Beneficiário:Dennys Garcia Xavier
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmologia (filosofia)   Metafísica   Teoria das ideias   Aristóteles   Platão

Resumo

O projeto pretende, através de uma análise do diálogo Timeu de Platão, estudar o problema da atividade mediadora exercida pelo Demiurgo entre os dois planos da realidade, o mundo sensível e o mundo das Formas Ideais. A pesquisa levará em conta também o conteúdo das assim chamadas lições orais de Platão - arroladas na tradição indireta -, em especial, tal como apresentadas pelos testemunhos aduzidos por Aristóteles, notadamente em sua Física e em sua Metafísica. Buscar compreender o papel desempenhado pelo Demiurgo levando em conta as Doutrinas não-escritas (ágrapha dogmata) de Platão será de grande auxílio para uma compreensão mais rica e fecunda de outros problemas da filosofia platônica, como o da conexão estrutural entre os vários planos hierárquicos de sua cosmologia, assim como o problema dos nexos matemáticos ali envolvidos. Estes problemas também caem sob o escopo do presente projeto. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
XAVIER, Dennys Garcia. Uno, Diada e demiurgia no Timeu de Platão. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.