Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e identificação de produtos naturais de invertebrados marinhos com ação inibidora do desenvolvimento de Mycobactererium tuberculosis e inibidora da enzima adenosil fosforribosil transferase de Leishmania tarentolae

Processo: 03/06471-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Simone Possedente de Lira
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mycobacterium tuberculosis   Leishmania   Invertebrados marinhos   Produtos naturais   Compostos bioativos

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo dar continuidade aos estudos de isolamento e identificação de produtos naturais bioativos de invertebrados marinhos, que vêm sendo estudados em nosso grupo. Assim, o projeto se resume em: 1- Selecionar extratos que apresentem atividades biológicas, tendo como preferência espécies até então pouco estudadas; 2- Isolamento e identificação dos constituintes ativos antituberculose e inibidores da enzima adenosil fosforibosil transferase de Leishmania tarentolae. O isolamento será monitorado por testes de bioensaio (realizados por colaboradores), cromatografia em camada delgada, HPLC e por RMN -1H. No processo de isolamento e purificação deverão ser empregadas diferentes técnicas cromatográficas. A identificação das substâncias isoladas será feita utilizando-se de técnicas espectroscópicas de uso corrente: infravermelho, ultravioleta, ressonância magnética nuclear e espectrometria de massas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIRA, Simone Possedente de. \"Metabólitos secundários biologicamente ativos isolados de esponjas marinhas e do fungo Beauveria felina de origem marinha\". 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.