Busca avançada
Ano de início
Entree

Riqueza e escravidao no nordeste paulista: batatais, 1850-1888.

Processo: 03/03795-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Demografia - Demografia Histórica
Pesquisador responsável:José Flávio Motta
Beneficiário:Juliana Garavazo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura de subsistência   Pecuária

Resumo

O objetivo da pesquisa ora proposta é o estudo da economia e da demografia da escravidão na cidade de Batatais (SP) no decurso da segunda metade do século XIX. O estudo terá como fonte principal os inventários post-mortem batataenses datados de 1850 a 1888 e utilizará de forma complementar, as escrituras de transações envolvendo escravos, registradas na localidade entre 1860 e 1888, e a Classificação dos Escravos para Emancipação, de 1875. A partir das informações contidas nos inventários, pretende-se analisar as formas de inserção de Batatais na economia de subsistência do Centro-sul brasileiro. Ademais, intenta-se compreender as transformações ocorridas nos patrimônios pessoais, traçando o perfil econômico da localidade mediante o estudo das formas, níveis, distribuição e dinâmica dos recursos possuídos pelos inventariados em uma economia essencialmente pecuarista e agricultora de subsistência, que assistiu, nas últimas décadas do século XIX, ao avanço da cultura cafeeira e à substituição do trabalho compulsório pelo livre. Outrossim, com o auxílio das fontes secundárias, pretende-se realizar uma análise demográfica e de estrutura de posse do contingente escravo ali residente, examinando as principais características dos cativos e dos senhores batataenses, além de verificar o impacto sobre elas exercido pelas modificações ocorridas no sistema escravista brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARAVAZO, Juliana. Riqueza e escravidão no nordeste paulista: Batatais, 1851-1887. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.