Busca avançada
Ano de início
Entree

Leitura - pratica descontinua e singular: sob analise o suporte de textos revista.

Processo: 03/03943-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Valdir Heitor Barzotto
Beneficiário:Luzmara Curcino Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil

Resumo

Fundamentados nos estudos contemporâneos acerca da leitura, especificamente aqueles relativos à História Cultural, no interior da qual o historiador Roger Chartier salienta a relevância do suporte de textos para a concorrência na constituição dos sentidos, e à Análise do Discurso, tributária de Michel Pêcheux, que propõe uma concepção de leitura e interpretação subsidiada na articulação intrínseca entre a língua, a história e a memória (discursiva) que funcionam como condição do/para o legível, propomo-nos realizar uma análise dos textos que compõem o suporte "revista impressa", o qual será considerado uma totalidade organizadora, em que os efeitos de sentido provêm não somente do que cada texto, em sua especificidade, significa, mas das relações que podem ser estabelecidas entre os mesmos na produção e na leitura, promovendo uma interferência nos sentidos, na medida em que essas relações podem configurar uma (re)orientação semântico-discursiva destes textos. Pretendemos, ainda, ao investir numa análise da materialidade do suporte, identificar o leitor nela pressuposto, e também, por ela constituído, (co)ordenado e, por essa (co)ordenação dos modos de ler, inscrita e interpretável no suporte, identificar os limites impostos à leitura pela forma dos textos, bem como considerar e, em certa medida, delinear a singularidade característica da prática de leitura, a partir do suporte de textos revista. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Luzmara Curcino. Práticas de leitura contemporâneas : representações discursivas do leitor inscritas na revista Veja. 2006. 337 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.