Busca avançada
Ano de início
Entree

O rapto da cidadania: trabalho informal nos espaços públicos no centro de São Paulo: políticas públicas de acesso social a espaços para economia solidária

Processo: 03/04501-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Beneficiário:Luciana Fukimoto Itikawa
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Como foi demonstrado no mestrado, o desconhecimento das relações entre as dinâmicas do tecido urbano existentes e o trabalho informal nos espaços públicos levou à inúmeros equívocos na execução das políticas e a conseqüente ineficácia do Governo em colocar termos definitivos à questão, recorrendo, na maior parte das vezes, à repressão dos trabalhadores. Contrariando o perfil autoritário e arbitrário das políticas, o doutorado buscará dar alternativas de espaços de trabalho através da promoção do acesso social a terra, nos moldes como acontece com os instrumentos urbanísticos que promovem a habitação social. O foco do doutorado será afinar as propostas enunciadas no mestrado e tentar instrumentalizar aquilo que foi colocado como diretriz de criação de uma metodologia de análise urbanística para a instalação dos "Centros de Economia Solidária". A pesquisa será dividida em 2 fases: 1) ANALÍTICA: identificar as dinâmicas espaço privado-público: localização dos imóveis ociosos, dos setores econômicos; o perfil regionalizado do mercado de trabalho local; a dinâmica imobiliária no centro, a dinâmica de fluxos e a possibilidade de recuperação e utilização do patrimônio construído para a ocupação de programas de geração de ocupação e renda; 2) PROPOSITIVA: Escolha dos eixos prioritários para intervenção. Escolha dos imóveis que correspondem aos critérios para implantação do empreendimento e análise dos instrumentos urbanísticos que intercedam a favor do projeto como um todo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ITIKAWA, Luciana Fukimoto. Trabalho informal nos espaços públicos do centro de São Paulo: pensando parâmetros para políticas públicas. 2006. 553 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.