Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel desempenhado pela neurotransmissao glutamatergica do cortex pre-frontal medial na modulacao do barrorreflexo em ratos.

Processo: 03/00545-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Pesquisador responsável:Fernando Morgan de Aguiar Correa
Beneficiário:Leonardo Resstel Barbosa Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Dados da literatura indicam que a porção ventral do córtex pré-frontal medial (vCPFM) estaria envolvida na regulação do sistema cardiovascular. Há também evidências implicando o CPFM na modulação da atividade do barorreflexo, as quais decorrem de estudos em que se realizou tanto a lesão completa do CPFM quanto a ablação farmacológica da vCPFM através da injeção local de lidocaína. Foi também observado que a administração de CoCI2 no vCPFM promoveu efeitos similares aos da lidocaína sobre a atividade do barorreflexo, desta forma sugerindo o envolvimento de sinapses locais na modulação do barorreflexo pelo vCPFM. Tanto a administração de atropina quanto a de antagonistas α-adrenérgicos (WB4101, α1 ou RX821002, α2) não provocou qualquer alteração na atividade do barorreflexo em ratos não anestesiados, desta forma sugerindo o não envolvimento das neurotransmissões colinérgica e adrenérgica na modulação do barorreflexo no vCPFM. Por outro lado, a ativação de receptores glutamatérgicos, também presentes no vCPFM, causa alterações na atividade cardiovascular em ratos anestesiados. Na porção rostro-ventro-lateral do bulbo (RVLM) de ratos acordados a ativação de receptores glutamatérgicos aumenta a atividade do barorreflexo, havendo aí uma interação antagônica com o sistema gabaérgico. No presente projeto nos propomos a estudar a participação do sistema glutamatérgico do vCPFM na modulação do barorreflexo. Para tanto, serão estudados os tipos de receptores glutamatérgicos envolvidos na modulação do barorreflexo. Pretende-se também estudar se ocorre interação do sistema glutamatérgico com os sistemas gabaérgico e nitrérgico do vCPFM durante a ativação do barorreflexo, através da administração de antagonistas seletivos dos receptores para o GABA e inibidores do NOS. Além disso serão estudados os efeitos da administração de L-glutamato, muscimol (agonista GABAa) baclofen (agonista GABAb) e de SIN-1 (doador de oxido nítrico sintase) no vCPFM de ratos não anestesiados sobre a pressão arterial (PA) e freqüência cardíaca (FC), já que ainda não foram relatados efeitos cardiovasculares de sua administração no vCPFM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RESSTEL‚ L.; TIRAPELLI‚ C.R.; LANCHOTE‚ V.L.; UYEMURA‚ S.A.; DE OLIVEIRA‚ A.M.; CORR{\K{E}}A‚ F. Chronic ethanol consumption alters cardiovascular functions in conscious rats. Life Sciences, v. 78, n. 19, p. 2179-2187, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.