Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do comportamento espectral de macrófitas a partir de dados espectrométricos obtidos em campo e em imagens orbitais

Processo: 03/06038-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marisa Dantas Bitencourt Pereira
Beneficiário:Cristina Aparicio
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Comportamento espectral   Macrófitas

Resumo

A infestação por macrófitas tem sido um problema constante nos Reservatórios Artificiais utilizados para fins hidrelétricos ou de abastecimento, fato que tem causado danos aos equipamentos geradores de energia elétrica, além de comprometer a qualidade da água e gerar problemas de Saúde Pública. Muitas pesquisas têm sido realizadas com a finalidade de mapear infestações por macrófitas utilizando sensoriamento remoto. Contudo, há um número muito pequeno de pesquisas do comportamento espectral registrado por sensores remotos e in situ das espécies de macrófitas. Este trabalho tem como objetivo calibrar dados espectrométricos referentes às espécies de macrófitas emersas e submersas encontradas em Reservatórios do estado de São Paulo, incluindo o Reservatório Billings. Espera-se, desse modo, melhorar a acurácia dos métodos de classificação por imagens de satélite. O procedimento inclui análises com diferentes sensores orbitais, em diversas faixas, e a obtenção de dados com espectroradiômetro de campo. Para este tipo de trabalho é preciso suporte de vários especialistas, assim como de equipamentos precisos, para que os resultados possam ser confiáveis. Este projeto conta com suporte de dois grupos de pesquisa envolvidos em modelagem ambiental, sendo um do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e outro da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo-Escócia. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
APARICIO, Cristina. Análise da resposta espectral de espécies de macrófitas. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.