Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao de alimentos contendo substancias acucaradas e lipidicas por formigas urbanas.

Processo: 03/04955-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Odair Correa Bueno
Beneficiário:Carlos Massuretti de Jesus
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação   Sistema digestório

Resumo

Atualmente, várias espécies de formigas são consideradas pragas urbanas, pois encontraram nos ambientes antrópicos condições favoráveis de alimentação, abrigo, climáticas e de reprodução; além da redução de seus inimigos naturais. Dentre elas, espécies exóticas como Linepithema humile, Monomorium pharaonis e Tapinoma melanocephalum têm sido consideradas causadoras de problemas, não só em indústrias e hospitais, nestes como agentes potenciais de transmissão bacteriana, mas também causando incômodos em ambientes domiciliares no que diz respeito â infestação de alimentos. Apesar da reconhecida importância ecológica das formigas e, particularmente, das espécies invasoras que têm despertado a atenção dos pesquisadores nos últimos tempos, são poucos os estudos voltados para a biologia básica do grupo. Nesse sentido, o simples conhecimento da utilização do alimento e a fisiologia alimentar desses insetos certamente irá contribuir para a avaliação, desenvolvimento e utilização de técnicas adequadas de manejo. Para tal, pretende-se obter informações acerca do trajeto de alimentos com solubilidades específicas em água e lipídeos no sistema digestório de cinco espécies de formigas urbanas, tendo como enfoque principal a análise de diferentes cavidades e glândulas associadas ao seu canal alimentar. Pretende-se também avaliar o papel das glândulas pós-faríngeas como possível reservatório de material nutritivo da colônia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Utilização de alimentos contendo substâncias lipídicas e açucaradas por formigas urbanas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.