Busca avançada
Ano de início
Entree

Democracia e participação social: a experiência dos Conselhos Municipais de Saúde no Interior de São Paulo

Processo: 03/05146-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Evelina Dagnino
Beneficiário:Alexandre Perles Gazeta
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Participação social   Democracia

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste numa análise comparativa das experiências de controle social e participação cidadã da população nos Conselhos Municipais de Saúde, nas principais cidades, responsáveis pelo atendimento regional de saúde da Região Administrativa Central do Estado de São Paulo: Araraquara (182.471 habitantes) e São Carlos (192.998 habitantes). Nesse sentido, pretendemos tratar das possibilidades e problemas da experiência de participação da sociedade civil na gestão da política de saúde vivida no Brasil, especificamente em cidades do interior paulista, onde a mercantilização dos serviços de saúde tem avançado significativamente, proporcionalmente ao poder de influência dos prestadores privados de serviços sobre os governos locais. Nesse sentido, desejamos entender comparando a interação entre prestadores privados de serviços, profissionais de saúde e os representantes dos segmentos populares, em duas gestões com orientações políticas distintas, compreendidas em diferentes períodos de tempo, os diferentes setores (prestadores de serviços, profissionais, usuários e cidadãos, etc.) e governos locais, e nessa perspectiva, avaliar a qualidade da participação social, a partir do poder de influência de cada um desses grupos dos segmentos sociais (prestadores privados de serviços, profissionais da saúde, governos locais e representantes das camadas populares), na formulação fiscalização e implementação das políticas de saúde. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAZETA, Alexandre Perles. Democracia e participação social : /b a experiencia dos conselhos municipais de saude no interior de São Paulo. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.