Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento terciario de esgotos para fins de reuso urbano.

Processo: 03/05235-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Ricardo de Lima Isaac
Beneficiário:Mariana de Salles Tosetto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filtração direta   Reúso da água

Resumo

A cidade de Campinas é abastecida por mananciais das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba e Capivari. Nestas bacias é notória a escassez hídrica, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo. O presente projeto de pesquisa visa analisar a viabilidade do reuso de água da Estação de Tratamento de Esgotos - ETE Samambaia, no município de Campinas-SP, através da aplicação de um tratamento terciário ao efluente da ETE. Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizada - além de equipamentos de bancada, como aparelho de jar-test para ensaios de coagulação - uma instalação piloto existente na ETE, composta das seguintes unidades: pré-floculador em meio granular (ascendente), filtro de camada dupla antracito-areia (descendente) e equipamento para desinfecção com UV. Serão estudadas, no entanto, algumas variações neste processo, como diferentes coagulantes, diferentes taxas de filtração, diferentes tempos de exposição à radiação, entre outros; com o intuito de analisar a eficiência de cada um deles, possibilitando a escolha do melhor processo de tratamento para o efluente secundário da ETE Samambaia e, desta forma, identificar os potenciais usos para o efluente tratado em nível terciário pelo sistema proposto, de acordo com os principais parâmetros de qualidade da água e padrões e metas recomendados na literatura existente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOSETTO, Mariana de Salles. Tratamento terciario de esgoto sanitario para fins de reuso urbano. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.