Busca avançada
Ano de início
Entree

Estilos de cuidado materno e desenvolvimento das relacoes sociais de infantes de macacos-prego, cebus apella, de 0 a 18 meses de idade.

Processo: 03/03095-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Eduardo Benedicto Ottoni
Beneficiário:Michele Pereira Verderane
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cebus   Estrutura social   Cognição

Resumo

O presente trabalho visa investigar os estilos de cuidado materno e o desenvolvimento social de infantes de 0 a 18 meses de idade em um grupo de macacos-prego vivendo em condições de semi-liberdade no Parque Ecológico do Tietê. Ao mesmo tempo, tem com um de seus objetivos dar continuidade a um estudo longitudinal a cerca das dinâmicas sociais que vem sendo realizado desde 1997. Em contrapartida, o estudo ontogenético de processos cognitivos sociais fornecerá subsídios para os estudos relacionados à ontogênese da utilização de ferramentas por indivíduos do grupo, trabalhos que estão sendo desenvolvidos com este grupo desde 1996. O grupo de estudo da presente pesquisa é atualmente formado por 20 indivíduos: 4 machos e 5 fêmeas adultos, 2 machos subadultos, 2 machos e 2 fêmeas juvenis e 5 infantes de sexo ainda não definido. O grupo habita uma área de aproximadamente 18ha e recebem provisionamento diário de frutas. Para a coleta de dados serão utilizados três métodos de observação: tempo-focal, todas as ocorrência e Ad libitum. Os animais serão observados entre os períodos de 06:00 as 18:00. Os dados serão analisados através de construção de Árvores Geradoras Mínimas, programa Domina e Regressão Logística do pacote estatístico SPSS 7.5, para analisar relações espaciais entre os indivíduos, relações afiliativas e hierarquia de dominância e relações entre cuidado materno e variáveis sociodemográficas, respectivamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHELE P. VERDERANE; PATRÍCIA IZAR. Estilos de cuidado materno em primatas: considerações a partir de uma espécie do Novo Mundo. Psicologia USP, v. 30, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.