Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da distribuição de tamanho de partículas e da composição de materiais inorgânicos sobre o preparo de suspensões, digestões assistidas por radiação microondas e medidas por espectrometria de emissão ótica com plasma acoplado indutivamente

Processo: 03/04502-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Joaquim de Araújo Nóbrega
Beneficiário:Mirian Cristina dos Santos
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Suspensão coloidal   Materiais cerâmicos

Resumo

Este projeto de pesquisa é uma complementação e aprofundamento do plano de pesquisa de mestrado apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo 02/0430-2). O plano de pesquisa de doutorado direto tem duas principais rotas: 1- estabelecer procedimentos para análise direta de suspensões em ICP OES a partir dos dados obtidos sobre o comportamento de suspensões com diferentes distribuições de tamanho de partículas; 2- estabelecer um procedimento alternativo para redução do tempo e melhora nos procedimento de decomposição de materiais inorgânicos assistida por radiação microondas. Essas duas rotas serão avaliadas considerando-se a possível geração de fases menos refratárias durante a moagem da amostra com adição de um modificador químico. Essa estratégia resultaria em materiais com tamanhos de partículas menores e com propriedades químicas modificadas. Esta redução do tamanho de partícula e as mudanças nas propriedades dos materiais cerâmicos viabilizariam a calibração do ICP OES com soluções aquosas, pois esses dois fatores melhoraria a eficiência de atomização-excitação dos materiais, e poderiam ser comparados com as de uma solução. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS‚ M.C.; NÓBREGA‚ J.A. Slurry nebulization in plasmas for analysis of inorganic materials. APPLIED SPECTROSCOPY REVIEWS, v. 41, n. 4, p. 427-448, 2006.
SANTOS, MIRIAN CRISTINA DOS; NOGUEIRA, ANA RITA A.; NÓBREGA, JOAQUIM DE ARAÚJO. Clay and refractory materials slurries in inductively coupled plasma optical emission spectrometry: effects of mechanochemical synthesis on emission intensities of analytes. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 16, n. 3A, p. 372-380, maio/jun. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.