Busca avançada
Ano de início
Entree

Tempo de latencia para a nomeacao e para a leitura em criancas de 2a. a 4a. series.

Processo: 03/10036-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Claudia Ines Scheuer
Beneficiário:Luciene Stivanin
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura

Resumo

A aprendizagem da linguagem escrita está fortemente relacionada ao desenvolvimento da linguagem oral, havendo processos comuns às duas habilidades como o acesso ao léxico semântico (Bajo, 1998) e ao léxico fonológico (Snowlling, 1991). O objetivo deste trabalho é verificar o tempo de latência para a informação visual (material escrito e seus equivalentes em forma de figura), levando em conta os atributos do material escrito (freqüência de ocorrência, extensão da palavra e complexidade articulatória para a fala) e sua relação com o desempenho nas provas, através de uma análise quantitativa e qualitativa. Após a autorização do responsável e formação do grupo experimental- crianças de 2a a 4a séries sem alterações de desenvolvimento (através de questionários como QMPI, Anamnese fonoaudiológica e recolhimento de dados escolares), serão aplicadas 3 provas: leitura de palavras isoladas em voz alta, nomeação de figuras equivalentes às palavras para leitura e decisão lexical, com os estímulos balanceados por freqüência de ocorrência, extensão e complexidade articulatória e apresentados na tela de um computador com software para tempo de latência. Serão analisados o tempo de latência, o número de acertos e os tipos de erros, de acordo com Kohn e Goodglass (1985) para a nomeação e Salles e Parente (2002) para a leitura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIENE STIVANIN; CLAUDIA INÊS SCHEUER. Tempo de latência e exatidão para leitura e nomeação em crianças escolares: estudo piloto. Educ. Pesqui., v. 31, n. 3, p. -, Dez. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.