Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise histológica do aparato venenífero e caracterização farmaco-bioquimica da peçonha de vitalius dubius (Araneae, Theraphosidae)

Processo: 03/10453-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Pesquisador responsável:Stephen Hyslop
Beneficiário:Thomaz Augusto Alves da Rocha e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Toxinas

Resumo

As peçonhas de artrópodes (aranhas, abelhas, escorpiões, formigas e vespas) representam uma rica fonte de toxinas que exercem uma variedade de atividades neurotóxicas, inflamatórias, necróticas, e antibacterianas, entre outras. No Brasil, as aranhas mais bem estudadas do ponto de vista da toxinologia básica e clínica pertencem aos gêneros Latrodectus, Loxosceles, Lycosa e Phoneutria, com poucos estudos sobre outros gêneros, especialmente os que incluem as aranhas caranguejeiras. O presente projeto visa à análise histológica do apareto venenífero e a caracterização farmaco-bioquímica da peçonha da caranguejeira brasileira Vitalius dubius (Lucas, Bertani e Silva Jr, 1993), espécie comum na região sudeste do Brasil. A estrutura e ultra-estrutura da glândula venenífera serão avaliadas usadas as técnicas de microscopia de luz e de eletrônica, o que permitirá uma comparação com a histologia e organização glandular já descritas para outras espécies de aranha. A caracterização farmaco-bioquímica será feita por ensaios bioquímicos (ensaios enzimáticos, eletroforéticos e imunológicos) e farmacológicos (tecidos isolados). As principais toxinas da peçonha serão isoladas por FPLC e HPLC, e caracterizadas quanto às suas atividades biológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA-E-SILVA, THOMAZ A. A.; LINARDI, ALESSANDRA; ANTUNES, EDSON; HYSLOP, STEPHEN. Pharmacological Characterization of the Edema Caused by Vitalius dubius (Theraphosidae, Mygalomorphae) Spider Venom in Rats. Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, v. 356, n. 1, p. 13-19, JAN 2016. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Thomaz Augusto Alves da Rocha e. Analise histologica do aparato venenifero e caracterização farmaco-bioquimica da peçonha de Vitalius dubius (Araneae, Theraphosidae). 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.