Busca avançada
Ano de início
Entree

Interincompreensao e discurso religioso: a polêmica entre Teologia da Libertação e Renovação Carismática Católica

Processo: 03/11544-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Sirio Possenti
Beneficiário:Edvania Gomes da Silva
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar aspectos do discurso polêmico a partir do estudo da relação de interincompreensão entre dois movimentos da igreja católica. Trata-se de pensar em que medida a polêmica entre Renovação Carismática Católica e Teologia da Libertação é constitutiva da prática discursiva desses dois movimentos, observando, principalmente, como se dá a "construção" do Mesmo a partir da "destruição" do Outro. O eixo central das discussões desta pesquisa se situa na noção de polêmica discursiva, a partir da concepção de interdiscurso, mais precisamente, a partir da noção de semântica global, proposta por Maingueneau (1984), segundo a qual todos os planos do discurso estão integrados e contribuem para a constituição de um corpo discursivo. Com isso, pretendo verificar, através da análise de textos e práticas (entre elas, as práticas intersemióticas) a hipótese segundo a qual a interincompreensão regrada é constitutiva da prática interdiscursiva dos discursos que partilham o mesmo espaço discursivo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Edvania Gomes da. Os (des)encontros da fe : analise interdiscursiva de dois movimentos da Igreja Catolica. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.