Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos moleculares e funcionais na epilepsia de lobo temporal com sintomas auditivos

Processo: 03/11539-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Iscia Teresinha Lopes Cendes
Beneficiário:Fábio Rossi Torres
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mutagênese   Genética   LGI1

Resumo

As epilepsias afetam aproximadamente 2% da população mundial. Um tipo de epilepsia geneticamente determinada, a epilepsia de lobo temporal com sintomas auditivos (ELTSA) teve seu gene clonado recentemente. Este gene, denominado LGI1 parece estar envolvido em processos de adesão celular. Existem também famílias com ELTSA que não apresentam mutação no gene LGI1. Os objetivos deste projeto são: 1-) identificar as proteínas que se ligam a Igi1 normal e mutante, 2-) realizar, através de estudo de ligação, a busca pelo locus responsável pela ELTSA em uma família negativa para mutações no gene LGI1. Utilizaremos a técnica do duplo híbrido, específica para detectar interações proteína-proteína, e uma biblioteca de cDNA comercial de cérebro humano para teste das interação com a proteína Igi1 normal e mutante. As mutações serão inseridas através da técnica de SOEing. A verificação das proteínas ligantes se dará através do seqüenciamento das colônias positivas e busca por homologia na base de dados do www.ncbi.nlm.nih.gov/BLAST. A análise de ligação será realizada pela genotipagem da família com marcadores microssatétites que serão amplificados por PCR e marcados com P33. A análise desses dados será realizada utilizando o programa LINKAGE. Acreditamos que a descoberta das proteínas que se ligam a Igi1 normal e mutante e de novos loci para a ELTSA proporcionarão um maior entendimento da fisiopatologia das epilepsias. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORRES, Fábio Rossi. Disturbios do desenvolvimento cortical e epilepsia autossomica dominante com auras auditivas : estudos geneticos e moleculares. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.