Busca avançada
Ano de início
Entree

Política imigratória e pensamento racial na Era Vargas (1930-1945)

Processo: 03/05771-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Michael McDonald Hall
Beneficiário:Endrica Geraldo
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Racismo   Controle social formal   Imigração   Trabalhadores

Resumo

Muitos estudos que tratam da imigração apresentam divergências sobre se as restrições criadas no período do primeiro governo de Vargas - de 1930 a 1945 - expressavam racismo ou hostilidade a uma etnia ou nacionalidade específica ou apenas a intensificação da xenofobia. Além disso, questiona-se o real efeito que esses projetos políticos alcançaram sobre o fluxo de imigrantes ou sobre sua adaptação e assimilação no país. Este estudo possui como objetivo confrontar interesses sociais, políticos, econômicos, e também o pensamento racial na definição desses projetos durante a Era Vargas. Para tanto, serão pesquisados arquivos de atores políticos e pensadores mais envolvidos na questão, assim como a documentação interna das instâncias governamentais que atuavam na política de imigração. Além disso, serão analisadas fontes como publicações oficiais, debates parlamentares, relatórios ministeriais e periódicos de grande circulação para compreender as articulações que envolveram o governo. Diferentemente de grande parte das análises relacionadas a este tema, serão levados em consideração grupos diferentes de imigrantes, mesmo aqueles cuja vinda terminou por não se realizar, de acordo com sua relevância nos conflitos e políticas do período. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GERALDO, Endrica. O "perigo alienigena" : politica imigratoria e pensamento racial no governo Vargas (1930-1945). 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.