Busca avançada
Ano de início
Entree

Deteminacao do valor prognostico da sensibilidade ao ara-c em leucemia linfoide aguda da crianca por pcr quantitativo em tempo real (rq-pcr)

Processo: 03/11068-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Scrideli
Beneficiário:Juliana França da Mata
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Citarabina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ara-C | Leucemia Linfoide Aguda (Lla) | Mll | Rq-Pcr

Resumo

Embora o tratamento da leucemia linfóide aguda da infância (LLA) tenha melhorado consideravelmente nas últimas décadas, para alguns subgrupos de pacientes, como os lactentes, o prognóstico parece limitado. A LLA do lactente é caracterizada por alt a incidência de rearranjos do gene MLL (mixed lineage leukemia) e resistência a agentes quimioterápicos. O Ara-C (cytosine arabnoside) constitui uma exceção devido à alta sensibilidade expressa por este grupo de pacientes a este agente quimioterátipo. Este estudo pretende medir a expressão de mRNA de enzimas envolvidas no metabolismo do Ara-C (dCK e hENT1) através de RQ-PCR (real-time quantitative polymerase chain reaction), e comparar seus níveis de expressão em pacientes com e sem alterações do MLL e correlacionar níveis de expressão com implicação prognostica, em lactentes e crianças maiores com LLA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)