Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das condições de concordancia/nao concordância verbal do Estado de São Paulo

Processo: 03/04604-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Sociolinguística e Dialetologia
Pesquisador responsável:Odette Gertrudes Luiza Altmann de Souza Campos
Beneficiário:Maria Beatriz Gameiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Concordância verbal   Sociolinguística

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo fundamental examinar os principais fatores lingüísticos e sociais que governam o processo de variação que está ocorrendo na regra de concordância verbal em um corpus de língua falada da região central do Estado de São Paulo, este está sendo montado no Dpto. de Lingüística da FCL de Araraquara. Através do reconhecimento e análise dos principais fatores condicionantes que atuam sobre a regra de CV, podemos observar o grau de variação em que tal regra se encontra na região em questão. Seguiremos como abordagem teórica a Sociolingüística, que estuda a língua em uso correlacionando aspectos dos sistemas lingüísticos e sociais. Como já desenvolvemos um projeto-piloto de Iniciação Científica com bolsa FAPESP sobre o assunto, pretendemos ampliar o corpus, elaborar um refinamento e ampliação dos fatores de acordo com os fatos que se apresentam no corpus e com uma pesquisa bibliográfica de trabalhos específicos sobre CV. Constitui nosso objetivo também, uma nova coleta de dados e sua transcrição. Os dados analisados serão codificados e submetidos a tratamento estatístico através do Programa Computacional VARBRUL, do CROSSTAB bem como do IVARB, que nos ajudarão a identificar os grupos de fatores de maior peso no condicionamento da variação da CV. Poderemos, desta forma, observar o grau de variação em que tal regra se encontra em nossa região, comparando-a com a de outras regiões do Brasil. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAMEIRO, Maria Beatriz. A concordância verbal na língua falada da região central do Estado de São Paulo. 2005. 198 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.