Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao sobre sistemas de iluminacao natural de alta eficiencia. origens, estado da arte no cenario internacional e potencial de sua utilizacao no brasil.

Processo: 03/05451-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Scarazzato
Beneficiário:Flavia Ciampini
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência energética   Iluminação natural

Resumo

A importância desta pesquisa reside na avaliação quantitativa de diferentes dispositivos de iluminação natural, em diversas orientações, mediante a aquisição de dados mensuráveis de parâmetros de Iluminação Natural, através de ensaios de campo em protótipos, para verificação de sua eficiência. Na primeira fase será estudada a caracterização e a análise da transmissão da radiação solar para ambientes internos, privilegiando o espectro visível e avaliando os níveis de iluminância, através de materiais transparentes e brises opacos, montados nos protótipos construídos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em uma segunda fase, os sistemas construtivos que se demonstrarem mais eficientes quanto à distribuição de luz serão montados em maquetes de escala reduzida e acoplados aos sistemas de difusão internos - dispositivos posicionados no teto. Deste modo a partir da comparação dos dados obtidos pretende-se estabelecer quais dos dispositivos estudados, otimizam o desempenho da luz natural para realização de tarefas em ambientes profundos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CIAMPINI, Flavia. Sistemas inovadores de iluminação natural : estudo de seu desempenho sob condições de ceu real em Campinas, SP. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.