Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução estelar e astrofísica dos surtos de raios gamma

Processo: 03/09394-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Jorge Ernesto Horvath
Beneficiário:Douglas Galante
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/13084-3 - Investigação de fenômenos astrofísicos de altas energias, AP.TEM
Assunto(s):Raios gama   Evolução estelar

Resumo

O doutorado do aluno será focado em estudar e caracterizar os surtos de raios gamma. Esses eventos são de grande interesse para a Astrofísica atual e pretendemos abordar os seguintes temas: Transitórios ópticos e afterglows - por meio do estudo dos transitórios multibanda após o surto gamma inicial, pretendemos avaliar a possibilidade de uma melhor caracterização das fontes dos eventos, já que várias propriedades das fontes propostas devem provocar efeitos diferentes. Modelagem de ejeção - a possibilidade da emissão se dar com beaming muito forte será avaliada, a fim de compreender as conseqüências para a estatística das fontes postuladas, geralmente estrelas muito massivas e/ou binárias. Serão estudados modelos simples do fluxo, com geometrias adequadas. Surtos locais e superbolhas - sabemos que essas cavidades na distribuição de hidrogênio com raios de até ~ 1 kpc no ISM devem ter sido geradas por eventos altamente energéticos e têm sido relacionadas com surtos gamma. Pretendemos estudar as assinaturas propostas em detalhe. Além disso, tentaremos descrever essas explosões em diferentes ambientes interestelares e estudar as possíveis conseqüências de um surto local na biosfera terrestre. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALANTE, Douglas. Efeitos astrofísicos e astrobiológicos de Gamma-ray bursts. 2009. 107 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.