Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de eletrólitos sólidos cerâmicos a base de óxido de zircônio para a detecção de teor de oxigênio

Processo: 03/07331-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Reginaldo Muccillo
Beneficiário:Érica Caproni
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials, AP.CEPID
Assunto(s):Eletrólitos poliméricos   Zircônia   Sinterização   Espectroscopia de impedância   Sensores de gases

Resumo

Eletrolitos sólidos cerâmicos à base de óxido de zircônio serão preparados para estudo do comportamento elétrico em função da microestrutura e da resistência ao choque térmico. O trabalho de pesquisa compreende a preparação e caracterização física e química dos pós-cerâmicos, o estudo de conformação e sinterização, a análise da resistência ao choque térmico, o estudo do comportamento elétrico, e a correlação entre as propriedades elétricas e as microestruturas resultantes após sinterização. Serão estudados ZrO2:MgO parcialmente estabilizado nas fases cúbica e monoclínica, ZrO2:Y2O3 totalmente estabilizado na fase tetragonal, ZrO2:Y2O3 totalmente estabilizado na fase cúbica e combinações destes três tipos de zircônia estabilizada. As propriedades elétricas serão estudadas por meio de espectroscopia de impedância. A caracterização microestrutural será feita por meio de difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão. A análise do comportamento sob choque térmico será feita por dilatometria. O principais objetivos são o estudo, em compósitos cerâmicos de eletrólitos sólidos à base de zircônia (ZrO2:MgO-ZrO2:Y2O3), a) de fenômenos intergranulares (bloqueio de portadores de carga em contornos de grão e em fases vítreas) por meio da técnica de espectroscopia de impedância e microscopia eletrônica de transmissão, b) da resistência ao choque térmico, e c) da dependência da condutividade iônica com a pressão parcial de oxigênio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAPRONI‚ E.; CARVALHO‚ FMS; MUCCILLO‚ R. Development of zirconia-magnesia/zirconia-yttria composite solid electrolytes. Solid State Ionics, v. 179, n. 27, p. 1652-1654, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAPRONI, Érica. Eletrolitos sólidos cerâmicos a base de óxido de zircônio para a detecção de oxigênio. 2007. Tese de Doutorado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.