Busca avançada
Ano de início
Entree

O sonho e o despertar por vir: o dialogo solitario da confissao - uma reflexao sobre o sacramento da penitencia na nova espanha na passagem do seculo xvi para o xvii.

Processo: 03/09791-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Leandro Karnal
Beneficiário:Marcus Vinicius de Morais
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Catequese   Confissão

Resumo

O objetivo deste projeto é entender de que modo o sacramento da penitência foi ressignificado, pela Igreja Católica, na passagem do século XVI e XVII, durante o processo de catequese dos indígenas na Nova Espanha. Neste período, os padres começam a não ter tanta certeza a respeito da conversão dos indígenas. Pretende-se, portanto, compreender de que maneira a confissão e a teologia do perdão foram utilizadas de diversos modos e em diferentes contextos, como verdadeiras armas de conquista, para "controlar" as populações indígenas, no intuito de melhor compreendê-las e de influenciar em seus cotidianos, nas suas práticas e vivências. Acredita-se que a confissão se toma um importante objeto de análise, na medida que é o sacramento mais pessoal e, na verdade, o único em que o indígena realmente fala; essa prática pressupõe, sobretudo, a participação do padre como conselheiro. As fontes selecionadas para esse estudo foram: "História Eclesiástica Indiana" (1597) do frei Gerónimo de Mendieta e o "Manual de Ministros de la Nueva Espana" (1656) de Jacinto de La Serna. Mendieta ainda apresenta um fio de esperança, nostálgico e tênue, a respeito da conversão dos indígenas e o "Manual de Ministros" se propõe a mudar a postura dos padres que já estão, nesse momento, convencidos da ineficácia dos métodos anteriores para a catequese. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAIS, Marcus Vinicius de. O sonho e o despertar por vir : o dialogo solitario da confissão ? uma reflexão sobre o sacramento da penitencia na Nova Espanha na passagem do seculo XVI para o XVII. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.