Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da carga orgânica, da estratégia de alimentação, da carga de choque e da suplementação de alcalinidade sobre o desempenho de um ASBBR com recirculação tratando soro de queijo

Processo: 03/09216-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Alberto Domingues Rodrigues
Beneficiário:Roberto Antonio Bezerra Junior
Instituição-sede: Escola de Engenharia Mauá (EEM). Instituto Mauá de Tecnologia. São Caetano do Sul , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05489-0 - Desenvolvimento, análise, aprimoramento e otimização de reatores anaeróbios para tratamento de águas residuárias, AP.TEM
Assunto(s):Reatores anaeróbios em bateladas sequenciais   Biomassa imobilizada   Poliuretanos   Queijo

Resumo

O projeto de pesquisa está direcionado à avaliação do comportamento da estabilidade e da eficiência de um reator anaeróbio operado sequencialmente contendo biomassa imobilizada em suporte inerte de espuma de poliuretano e com recirculação da fase líquida pana o tratamento de soro de queijo, quando submetido a aumentos progressivos da carga orgânica e a diferentes estratégias de alimentação. Nesse sentido, o projeto será dividido em dois subprojetos, no intuito de se avaliar a influência da carga orgânica volumétrica (subprojeto 1) e da estratégia de alimentação com o reator operando sob diferentes cargas orgânicas volumétricas (subprojeto 2), sobre a estabilidade e a eficiência do reator. Além disso, em ambos subprojetos, serão avaliadas também a influência de cargas de choque e da suplementação de alcalinidade. Desta forma, será possível verificar a vulnerabilidade do sistema a aumentos progressivos e abruptos da carga orgânica volumétrica (subprojeto 1) e, também, verificar o comportamento do sistema operando em diferentes estratégias de alimentação (subprojeto 2), sob aumentos progressivos e abruptos da carga orgânica volumétrica, sempre suplementando o meio com bicarbonato de sódio de maneira otimizada em ambos subprojetos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEZERRA, ROBERTO A.; DO CANTO, CATARINA S. A.; RODRIGUES, JOSE A. D.; RATUSZNEI, SUZANA M.; ZAIAT, MARCELO; FORESTI, EUGENIO. Effect of specific feed volume on the performance of an anaerobic sequencing batch biofilm reactor (AnSBBR) with circulation treating different wastewaters under different organic loads. Afinidad, v. 66, n. 543, p. 388-397, SEP-OCT 2009. Citações Web of Science: 0.
BEZERRA, JR., ROBERTO A.; RODRIGUES, JOSE A. D.; RATUSZNEI, SUZANA M.; ZAIAT, MARCELO; FORESTI, EUGENIO. Effects of Feed Time, Organic Loading and Shock Loads in Anaerobic Whey Treatment by an AnSBBR with Circulation. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 157, n. 2, p. 140-158, MAY 2009. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.