Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação dos compartimentos cardíacos de influxo e efluxo no embrião de vertebrados e a sinalização pelo ácido retinoico: um estudo de mapa do destino

Processo: 03/09998-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:José Xavier Neto
Beneficiário:Michelle Vasconcelos
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Coração

Resumo

Os objetivos são: 1) Esclarecer se, em embriões precoces, os precursores de câmaras atriais maduras podem ser identificados através da expressão de marcadores genéticos. 2) Definir se a expressão desses marcadores é regulada pela sinalização pelo ácido retinóico (AR). Para resolver essas questões nós utilizaremos cultura de embriões de camundongo e de galinha. Para estabelecer as relações de linhagem entre as células do coração primitivo e do coração maduro nós utilizaremos a técnica de mapa do destino pela injeção do traçador fluorescente Dil. Para relacionar a localização das linhagens precursoras dos átrios com o padrão de expressão de marcadores nós utilizaremos o gene da AMHC1 (atrial myosin heavy chain 1) na galinha e o transgene SMyHC3-HAP em camundongos. Os estudos de mapa do destino/expressão de marcadores serão realizado em 3 estágios de desenvolvimento em embriões de galinha e em 2 estágios em embriões de camundongo. Para estabelecer o controle da expressão de marcadores atriais pelo AR, embriões transgênicos SMyHC3-HAP serão tratados em cultura com AR e BMS 493, um antagonista do AR. Resultados esperados incluem a descrição inédita de um mapa do destino cardíaco em embriões de camundongo, o estabelecimento das reais relações entre expressão de marcadores genéticos e os precursores atriais e o estabelecimento dos modos de regulação do marcador SMyHC3-HAP pelo AR. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAVAN, MARILENE; RUIZ, VIVIANE F.; SILVA, FABIO A.; SOBREIRA, TIAGO J.; CRAVO, ROBERTA M.; VASCONCELOS, MICHELLE; MARQUES, LIVIA P.; MESQUITA, SONIA M. F.; KRIEGER, JOSE E.; LOPES, ANTONIO A. B.; OLIVEIRA, PAULO S.; PEREIRA, ALEXANDRE C.; XAVIER-NETO, JOSE. ALDH1A2 (RALDH2) genetic variation in human congenital heart disease. BMC MEDICAL GENETICS, v. 10, NOV 3 2009. Citações Web of Science: 22.
SIMÕES-COSTA, MARCOS S.; VASCONCELOS, MICHELLE; SAMPAIO, ALLYSSON C.; CRAVO, ROBERTA M.; LINHARES, VANIA L.; HOCHGREB, TATIANA; YAN, CHAO Y. I.; DAVIDSON, BRAD; XAVIER-NETO, JOSÉ. The evolutionary origin of cardiac chambers. Developmental Biology, v. 277, n. 1, p. 1-15, Jan. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.