Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização geologico-isotopica e gênese dè mineralizações dè Cu-Au e metais associados ná Província Mineral de Carajás: estudo comparativo dós depósitos dè óxido dè Fe-Cu-Au de Sossego e 118

Processo: 03/07453-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Roberto Perez Xavier
Beneficiário:Emerson de Resende Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Isótopos estáveis   Alteração hidrotermal

Resumo

Os depósitos de Sossego e 118, na Província Mineral de Carajás, fazem parte de uma série de mineralizações de Cu-Au que entrará em exploração, a partir do primeiro semestre de 2004, levando essa província a se tornar uma importante produtora mundial de cobre, com aporte anual estimado de 734.000 t Cu contido em concentrado, além de 22,91 Au. Estas mineralizações de óxido de Fe-Cu-Au-(U-ETR), ainda são pouco compreendidas, haja vista a natureza preliminar de muitos dados geológicos e os pontos divergentes nos processos de formação e respectivos modelos genéticos daquelas com investigação mais detalhada. Em função de sua importância econômica atual e da falta de consenso sobre sua gênese, toma-se relevante o desenvolvimento de estudos mais detalhados nos depósitos de óxido de Fe-Cu-Au-(U-ETR) de Carajás para estabelecer parâmetros geológicos adicionais que permitam a elaboração de um modelo genético integrado, com forte impacto no modelo de exploração no nível regional e na escala dos depósitos. Tendo essa meta em foco, este projeto pretende dar ênfase ao estudo da alteração hidrotermal e da mineralização de óxido de Fe-Cu-Au associada nos depósitos de Sossego (corpos Sequeirinho, Sossego e Pista) e 118, de forma a permitir a elaboração de um modelo descritivo-genético, realizando assim um estudo comparativo que contribua para uma melhor compreensão da formação desta classe de depósitos na Província Mineral de Carajás. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES MONTEIRO, LENA VIRGINIA; XAVIER, ROBERTO PEREZ; HITZMAN, MURRAY W.; JULIANI, CAETANO; DE SOUZA FILHO, CARLOS ROBERTO; CARVALHO, EMERSON DE R. Mineral chemistry of ore and hydrothermal alteration at the Sossego iron oxide-copper-gold deposit, Carajas Mineral Province, Brazil. ORE GEOLOGY REVIEWS, v. 34, n. 3, p. 317-336, NOV 2008. Citações Web of Science: 41.
MONTEIRO‚ L.V.S.; XAVIER‚ R.P.; DE CARVALHO‚ E.R.; HITZMAN‚ M.W.; JOHNSON‚ C.A.; DE SOUZA FILHO‚ C.R.; TORRESI‚ I. Spatial and temporal zoning of hydrothermal alteration and mineralization in the Sossego iron oxide-copper-gold deposit‚ Carajás Mineral Province‚ Brazil: Paragenesis and stable isotope constraints. MINERALIUM DEPOSITA, v. 43, n. 2, p. 129-159, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Emerson de Resende. Caracterização geologica e genese das mineralizações de oxido de Fe-Cu-Au e metais associados na Provincia Mineral de Carajas : estudo de caso do Deposito Sossego. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.